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O cabeleireiro ou barbeiro, estes profissionais tão importantes que, muitas vezes, acabam sendo mesmo um terapeuta tal a intimidade que criam com os clientes. E até o homem já vem desenvolvendo, há algum tempo, essa proximidade com o seu cabeleireiro e/ou barbeiro.
Não é porque o lugar é legal que o seu corte de cabelo vai ficar bom. É importante pesquisar um pouco as referências dos profissionais que lá trabalham. Descubra há quanto tempo ele atua no mercado e quais tipos de corte ele sabe fazer. Afinal, alguns deles, como o corte degradê, demandam mais conhecimento e experiência. Também é possível simplesmente observar os cortes das pessoas que saem da barbearia, e ver se eles se enquadram no que você procura. Assim, você vai saber se estão realmente cobrando a mais pelo corte ou pelo ambiente oferecido.
O cartão de visitas de qualquer barbearia é a higiene. Esse fator passa maior confiança aos clientes — e causa uma sensação de bem estar. Dessa forma, a cadeira de barbeiro deve ser de fácil higienização, como as feitas em couro, courino ou outros tecidos sintéticos.
Além disso, deve-se levar em conta a durabilidade do produto, já que ele será higienizado constantemente. Por isso, opte por cadeiras feitas de aço maciço, alumínio maciço e madeira compensada que, ao terem manutenção adequada, são bastante resistentes.
Não adianta nada marcar um horário e ser atendido muito tempo depois porque a demanda do local é imensa. Avalie se o local escolhido está sempre cheio e, se quiser, faça um teste marcando um horário. Caso o barbeiro demore muito para lhe atender significa que o estabelecimento simplesmente não está preparado para um grande fluxo de pessoas. Portanto, é bem possível que você passe por isso sempre que for lá. Se tempo não é um problema para você, simplesmente ignore esta dica. Mas se você é dessas pessoas que passa no barbeiro quase que correndo, é bom ficar atento.
O design do produto também está atrelado ao conforto que oferece ao cliente. Muitas vezes, o serviço prestado pode levar um tempo longo para ser executado. Por isso, o cliente precisa se sentir confortável para se tornar um cliente fiel à empresa e fornecer boas referências do local a terceiros.
É claro que esse quesito varia muito. Se você faz um corte simples e não tem um cabelo difícil de cortar (como redemoinhos e falhas), não há motivos para você deixar de frequentar o seu bom e velho barbeiro. A não ser, é claro, que esteja de olho nas commodities oferecidas por novos estabelecimentos. Mas mesmo se esse for o caso, é importante fazer uma pesquisa antes de fidelizar um local. Com tantas opções, é bem possível que preço seja o melhor critério de desempate entre dois lugares muito bons.